Prefeitura de SP aumenta frota de ônibus em circulação pelo 4º dia seguido após lotação de passageiros

Prefeitura de SP aumenta frota de ônibus em circulação pelo 4º dia seguido após lotação de passageiros

SPTrans diz que 44,14% da frota está em circulação e 163 ônibus voltaram a operar nesta sexta. Redução da frota ocorreu após queda de número de passageiros com quarentena.

 

A Prefeitura de São Paulo aumentou pelo quarto dia seguido nesta semana a frota de ônibus que circulam na cidade. A medida tenta ajustar o número de coletivos em circulação após passageiros reclamarem de demora e superlotação. Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), nesta sexta (3), 44,14% da frota está em circulação e 163 ônibus voltaram a operar.

Nesta manhã, no Terminal Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, os passageiros reclamavam que estavam há uma hora esperando o ônibus e falta de informação. Também havia aglomeração de pessoas e ainda não tem a marcação no chão, em amarelo, para manter os passageiros há uma distância de um metro.

A prefeitura iniciou a redução gradual do transporte municipal desde o dia 13 de março, incentivando medidas de isolamento social para que se evite a propagação do coronavírus. Desde o dia 24 de março, há uma quarentena determinada pelo governo estadual em todo o estado de São Paulo. Apenas supermercados, farmácias e serviços essenciais podem abrir.

Na semana passada, a frota operava com 55% da capacidade de um dia normal e depois caiu para 40%. No entanto, a SPTrans disse que era suficiente, já que o número de passageiros está em 26% do número de um dia normal.

Histórico

O problema passou a ocorrer após a Prefeitura da capital decidir retirar mais de 7 mil ônibus das ruas (metade da frota), devido à redução do número de passageiros na cidade por causa da quarentena imposta pelo coronavírus.

A retirada dos ônibus das ruas ocorreu desde o fim de semana, após a Prefeitura anunciar que 6,75 milhões de pessoas deixaram de circular na cidade devido ao pedido de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.

Em tempos normais, cerca de 15 mil ônibus rodam pelas ruas da cidade. A Prefeitura já retirou mais de 45% da frota das ruas. A gestão municipal afirmou que a demanda caiu 75% desde 13 de março.

Devido ao aumento das reclamações, na terça (31) a Prefeitura anunciou que aumentou em 151 ônibus o número de veículos em operação diária, em especial nos terminais Santo Amaro, Grajaú e Jardim Ângela, na Zona Sul, e no terminal Cachoeirinha, na Zona Norte, além de outras 37 linhas que atendem as demais regiões da cidade.

Fonte: G1