CNH Digital já está disponível em São Paulo

CNH Digital já está disponível em São Paulo

 

Nova modalidade de emissão da CNH pode ser baixada no celular por motoristas do estado de São Paulo; CNH digital é gratuita e tem validade nacional.

 

 

O Detran de São Paulo liberou hoje a CNH Digital para os condutores registrados no estado. Apenas os motoristas que já possuírem a CNH com QR Code impresso na parte interna do documento podem solicitar o modelo digital. Essas CNH foram emitidas a partir de maio de 2017.

Além disso, o condutor precisa ter Certificado Digital, o e-CPF, para conseguir baixar a habilitação no aplicativo para celular. Com ele, basta acessar o site do Portal de Serviços do Denatrane fazer o cadastro. O usuário vai receber um SMS de confirmação no celular e poderá abrir a CNH Digital.

Quem não tiver a cerfiticação online, precisa ir a um posto do Detran para fazer o cadastro pessoalmente. A partir daí, a CNH digital pode ser emitida no aplicativo. Caso o documento for mais antigo e não tiver QR Code no verso, será necessário emitir uma segunda via mais moderna ao custo de R$ 42,41. Se o documento estiver vencido, será necessário ainda renová-lo.

O aplicativo oficial é o da Serpro, disponível para download em dispositivos Android (pela PlayStore) e Apple, via iTunes. Para acessar, será necessário o CPF e o código de ativação enviado por SMS. O sistema pedirá a criação de uma senha de quatro dígitos, usada toda vez que o motorista precisar visualizar a CNH.

A CNH Digital substitui por completo a carteira de motorista em papel e é válida em todo o território nacional. Depois da CNH, o governo estuda tornar digital também o documento do carro.

CNH em casa

Além da nova modalidade da carteira de habilitação, o Detran tornou gratuito o envio pelos Correios da versão impressa da CNH. Em caso de renovação ou segunda via do documento, o condutor precisava ir a um posto do Detran ou pagar R$ 11 para receber a nova carteira em casa. A medida deve diminuir o fluxo de pessoas nos postos do Detran e agilizar o atendimento para outras ocorrências.