Caminhões topo de linha podem chegar a meio milhão de reais no Brasil
Telemetria, frenagem autônoma, câmbio de 16 marchas e até cortina blackout… veja as mordomias e tecnologias e mordomias dos mais luxuosos do país.
A imagem daquele caminhoneiro passando “perrengues” na estrada ainda pode existir em veículos antigos, mas os modelos mais modernos de caminhões mostram que têm muito mais conforto e tecnologia, em alguns casos, até mesmo que automóveis.
Com valores que podem passar de meio milhão de reais, eles contam com mordomias que vão desde cortinas blackout e geladeira, chegando a dispositivos de última geração que podem memorizar a topografia da estrada e até mesmo frear o veículo sozinho.
A maioria desses caminhões mais caros está na categoria dos extrapesados, que deve representar cerca de 30% do total de vendas em 2018, segundo estimativas da associação das concessionárias (Fenabrave).
Conheça algumas das opções de caminhões mais luxuosos do Brasil:
Ele ‘lê’ a estrada
O modelo FH, da Volvo, possui a capacidade de “ler” e memorizar a topografia dos locais por onde passa, quando equipado com o sistema I-See, que é opcional.
Com ele, ao passar novamente pela mesma estrada, as trocas de marchas se tornam mais eficientes, para melhorar o desempenho do caminhão e reduzir em até 3% o consumo de combustível, diz a marca.
Entre itens de segurança, o Volvo possui controle eletrônico de estabilidade, piloto automático e monitoramento de faixa de rodagem. O motor é de 6 cilindros e o câmbio de 12 velocidades.
De série, o caminhão conta com alarme que avisa o motorista ou a transportadora, por meio de uma mensagem no smartphone, caso o alarme dispare ou a cabine seja violada.
Os valores do FH podem variar de R$ 426 a R$ 555 mil, dependendo da configuração de eixos, cabine, motor e opcionais.
‘Big brother’ da condução
A palavra telemetria faz você lembrar da Fórmula 1 ou de competições em pista, certo? Mas essa tecnologia também existe em alguns caminhões. O MAN TGX possui um sistema de avaliação de performance de cada motorista. Monitorando os comandos dos motoristas, o dipositivo indica quais necessitam de treinamento e os que são referência em uma condução veicular.
No topo da linha do TGX está a sua versão 29.480 (é o nome dela mesmo). Com preço sugerido de R$ 431 mil, o modelo também tem um dispositivo de identificação de trajeto na chuva e alerta de freada brusca, que ajuda na frenagem em condições extremas.
O TGX tem câmbio automatizado de 16 velocidades, que trabalha em conjunto com motor de 6 cilindros e 12,4 litros, capaz de desenvolver 480 cavalos de potência.
Freia sozinho
O Actros é que existe de mais moderno na linha de caminhões da Mercedes-Benz para o Brasil. Com preço médio de R$ 500 mil, o modelo possui tantos itens de segurança quando os carros de luxo da montadora.
Quando o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão de maneira autônoma, se o motorista não tiver nenhuma reação. O dispositivo funciona em velocidades superiores a 60 km/h.
Seu motor é um 6 cilindros de 13 litros, que versões que rendem 460 cavalos ou 510 cavalos. Já o câmbio é de 12 marchas automatizado.
Motor de 560 cavalos
O Hi-Way é o representante “de peso” da Iveco no Brasil. Com preço médio de R$ 320 mil, o modelo pode deixar muito dono de carro de luxo com inveja, graças a seu câmbio automatizado de 16 velocidades.
Os motores disponíveis são 440 cavalos, 480 cavalos e 560 cavalos. De acordo com a empresa, a versão de teto alto do veículo permite que uma pessoa de 1,90 metro fique em pé dentro do caminhão sem encostar a cabeça no teto.
Com freios ABS de série, o Hi-Way também conta com ar-condicionado digital, controle automático de temperatura e geladeira.
Pensando na hora de dormir
Dentro da linha de caminhões DAF, o grande destaque é o XF105 Super Space Cab, que custa a partir de R$ 492.059. Com 3 opções de tração, sendo elas 4×2, 6×2 e 6×4, o modelo também tem variadas opções de motorização: 410 cavalos, 460 cavalos e 510 cv, sempre com a motorização 6 cilindros em linha e 12,9 litros.
Seu câmbio pode ser de 12 ou 16 marchas, sempre do tipo automatizado, e com duas marchas ré.
O modelo conta com cama suspensa superior e inferior, com detalhe para o colchão de 15 cm de espessura. A cabine também está equipada com cortinas do tipo blackout, para evitar a entrada de luz no interior na hora de dormir.
Fonte: G1