Mudanças no Denatran podem impactar decisões no processo de formação de condutores
Foi publicada no Diário Oficial da União de 19/12 a Portaria nº 1152, assinada pelo Ministro Eliseu Padilha, Chefe da Casa Civil, que exonerou Elmer Coelho Vicenzi do cargo de Diretor do Departamento Nacional de Trânsito da Secretaria-Executiva do Ministério das Cidades (Denatran). No lugar foi nomeado Mauricio José Alves Pereira, que é advogado e ex-diretor de engenharia do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (DETRAN-PB ).
O novo diretor do Denatran também já foi secretário de São Mamede, município do estado da Paraíba localizado na Microrregião do Seridó Ocidental Paraibano e foi Procurador em Patos/PB, Sttrans e também no Procon.
Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, não temos tido muitos bons resultados nos esforços para humanizar a nossa violenta mobilidade nestes 20 anos de CTB.
“Curiosamente em nosso país, o cargo máximo dos órgãos nacionais Normativo e Executivo de trânsito são ocupados pela mesma pessoa. E o poder de quem assina por ambos é muito grande. Então, quando vemos uma troca assim, em final de ano, véspera de ano eleitoral, com tanta turbulência política, e com tantas modificações implementadas e em vias de implementação nas regras de trânsito, ficamos preocupados quanto à natureza da medida, se mais técnica ou mais política, e que impactos isso vai significar”, explica.
Para Mariano, o momento exige atenção. “Temos que ficar atentos aos próximos passos, próximas exonerações e nomeações. O que nos resta é torcer para que essa gestão priorize a educação e a segurança e as melhorias no trânsito”, conclui.
Fonte: Portal do Trânsito