Pokémon GO é culpado por aumento de acidentes de trânsito
Estudo norte-americano relaciona o aumento no número de acidentes de trânsito em regiões cobertas por PokeStóps.
Popular em diversos países, incluindo o Brasil, o jogo para smarthpones Pokémon GO foi o responsável pelo aumento nos acidentes de trânsito, de acordo com um estudo acadêmico produzido pelos economistas da Purdue University, Mara Faccio e John McConnell, e publicado pela revista Vice. Segundo a dupla, os prejuízos causados por acidentes de trânsito somam R$ 7,3 bilhões somente nos EUA.
Para realizar os cálculos, Mara e John analizaram 12 mil registros policiais nos primeiros 148 dias após o lançamento de Pokémon GO e constataram um aumento desproporcional no número de acidentes de trânsito. De acordo com os economistas, o número de acidentes em regiões com PokéStops (locais para captura de Pokémons e coleta de itens) aumentou em 134 vezes nos meses após o lançamento do jogo.
Além disso, em relação a 2015 (um ano antes do lançamento de Pokémon GO) houve 286 acidentes a mais no condado de Tippecanoe, Indiana, onde o estudo foi feito. A Niantic, desenvolvedora do game, restringiu a velocidade máxima que o usuário consegue acessar funcionalidades do jogo, além de colocar um aviso para que os jogadores não utilizem o jogo enquanto dirigem, algo facilmente burlável.
Apesar de já não estar mais em seu auge como no ano passado, quando atingiu 28,5 milhões de contas ativas por todo o mundo, o Pokémon GO ainda conta com 5 milhões de jogadores diários, sendo que uma considerável parcela deste número joga dirigindo.
Fonte: ICarros