Veja se você joga dinheiro fora pelo escapamento do carro
Basta pegar uma estrada ou uma via expressa para perceber quantos motoristas desperdiçam combustível. E, assim, jogam dinheiro pelo escapamento. Isso tem muito a ver com o pé “pesado” de muitos condutores. Hoje eu convido você a fazer uma experiência e ver se é um deles.
Boa parte dos carros tem uma função chamada consumo instantâneo, no computador de bordo que fica no painel de instrumentos. Poucos prestam atenção, mas ela mostra exatamente quais são os picos de alto consumo.
É muito fácil acompanhar essa informação. É tão interessante que algumas pessoas ficam se desafiando a obter cada vez melhores resultados em relação à economia de combustível. Para isso, fique atento aos momentos em que o carro mais consome – e o seu dinheiro vai embora.
Eu já vou adiantar para você os principais. Essas dicas valem também para quem não tem computador de bordo no carro. E, se é o seu caso, ao final da coluna eu mostro como você pode acompanhar de outras formas o pico de consumo.
O que faz o carro consumir mais
1) Acelerar demais na partida
Não aceleração demais ao sair. No momento da primeira marcha, o consumo é crítico. Procure apenas colocar o carro em movimento: não precisa manter a aceleração tão alta por tanto tempo. E, conforme o consumo aumenta, perceba o momento certo de trocar de marcha (vou falar mais disso à frente).
2) Acelerar na descida
Quando anda de bicicleta, você pedala na descida? Não, né? Mas acelerar o carro na descida é um vício que boa parte dos motoristas tem. Acontece que a injeção eletrônica possui uma característica muito interessante: a partir de 40 km/h, se você tirar o pé do acelerador, não entrará uma gota de combustível no motor. Pode olhar lá na medição de consumo instantâneo: ela vai caindo até zerar.
A proposta não é que você seja um motorista inconveniente na estrada, mas, assim como você precisa pisar um pouco a mais nas subidas, tente tirar algum proveito dos longos trechos de descidas. Nada de “banguela”: se o carro tiver câmbio manual, coloque a quinta marcha. Se for automático, basta tirar o pé do acelerador (nunca coloque o câmbio no neutro). No automático, o resultado será ainda melhor, pois o câmbio mecânico segura um pouco mais o carro.
3) Anda e para no trânsito
O caminho mais curto nem sempre é o mais econômico. Chegou a hora de você tirar a dúvida sobre qual trajeto consome menos combustível. Congestionamento, semáforos, lombadas e subidas só fazem o carro “beber” mais. Se houver um caminho mais longo, mas onde você pode manter uma velocidade constante, prefira.
O que é mais econômico: percorrer 20 km de estrada com um consumo médio de 14 km/litro ou cortar o caminho por dentro da cidade ou bairro, percorrendo apenas 15 km, com média de consumo de 8 km/litro? No caminho mais longo, o consumo será de 1,42 litro. No mais curto, 1,87 l, 31% a mais. Multiplique essa economia por 24 dias e verá quanto você deixará de gastar todo mês.
4) Errar na troca de marcha
Coloque a marcha errada (na hora errada) e perceba o estrago no consumo. Quando isso acontece, o motor não consegue entregar para as rodas a melhor relação torque/potência. De novo, uso o exemplo da bicicleta: não tem desconforto maior para as pernas do que engatar a marcha errada, seja uma acima ou abaixo.
No caso do motor, colocar a marcha certa significa encontrar a melhor relação de torque e potência. Aqui está a razão da grande eficiência dos câmbios do tipo CVT: eles sempre disponibilizam a relação de transmissão ideal para cada situação.
5) Ultrapassagens desnecessárias
Se você observar o consumo instantâneo em retomadas e ultrapassagens sentirá até um desconforto. Ele aumenta muito, principalmente se ocorrerem em subidas. A sugestão é fazer as ultrapassagens em terrenos planos ou descidas.
Evite aquelas arrancadas para mostrar que seu carro tem motor. Acompanhe no consumo instantâneo como sai caro essa brincadeira. Lembre-se de que manter a velocidade constante é mais barato do que ficar acelerando e freando.
Experimente ficar 15 dias observando o consumo instantâneo e adaptando o seu jeito de dirigir a ele. O resultado destas dicas aparecerá no consumo médio, mas o gostoso mesmo é perceber que um tanque de combustível começa a render bem mais. Envie este texto para aquele amigo (a) que vive reclamando que tem um carro “beberrão”.
E se não tiver computador de bordo…
Se seu carro não possui a função consumoinstantâneo, sugiro que você acompanhe o conta-giros do painel durante os casos descritos acima. Evite rotações acima de 3.000 rpm. Manter a rotação próxima dos 2.000 rpm é uma boa maneira de evitar desperdício.
Até a próxima!
Fonte: G1
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