Coronavírus: São Paulo reduz para 40% a frota de ônibus em circulação a partir desta segunda
SPTrans recomenda que pessoas evitem circulação desnecessária. Frota da cidade é de aproximadamente 15 mil coletivos.
A SPTrans informou que vai reduzir para 40% a frota de ônibus em circulação na cidade de São Paulo a partir desta segunda-feira (30). Até sexta-feira (27), o transporte na capital operava com 55% dos veículos. A frota da cidade é de aproximadamente 15 mil coletivos.
De acordo com a empresa, a redução é necessária, pois a utilização dos ônibus tem sido feita por 23% da média de passageiros, e a medida atende à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é manter o isolamento social.
A SPTrans informou ainda que vai monitorar a movimentação de passageiros e avaliar novos ajustes na operação nos próximos dias, mas destacou que a prioridade é manter o transporte para quem presta serviços essenciais.
Outras medidas
Desde o início do combate ao coronavírus, a Prefeitura de São Paulo anunciou algumas medidas para o transporte por ônibus na capital.
Primeiro, a administração pública solicitou que os idosos evitem o transporte público, fez um acordo com as empresas de ônibus responsáveis pelas frotas para a higienização dos veículos ao fim de cada viagem, e passou a emitir avisos sonoros e a pendurar cartazes nos terminais com orientações.
Depois das campanhas e da suspensão das aulas nas escolas públicas, São Paulo assistiu a queda gradual do número de passageiros, que soma aproximadamente 10 milhões.
Paralelamente, a SPTrans suspendeu as cotas de gratuidade e de meia tarifa, também como parte das ações de combate a propagação do coronavírus.
Fonte: G1